Biografia

Flautista, saxofonista, professor, arranjador e compositor especializado em música instrumental brasileira e jazz. Bacharel em flauta transversal pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 1997, este eclético instrumentista fez especialização na Berklee College of Music – Boston- USA de 2000/02.

Desde 2008 se apresenta na cena do choro de São Paulo tendo participado, entre outros eventos específicos do gênero, do "Festival Chorando Sem Parar" em 2015 com sua banda Gafieira do Pinheiro, no Teatro Arthur de Azevedo - Sede do Clube do Choro de São Paulo, bem como na Roda da Virada Cultural de 2015.

Dentre seus trabalhos mais recentes está a Gafieira do Pinheiro – banda de música instrumental que relembra a sonoridade das bandas de baile das décadas de 40 e 50; o Grupo Batutas do Coreto - grupo de música tradicional brasileira que dentre outros trabalhos se apresentou no XI Festival de Poesia da Escola da Vila e no SESC; Em 2010 teve seu primeiro disco solo lançado no “Instrumental SESC Brasil”, um álbum duplo independente. Som na Brasa e Regional Brasileiro constituem seu portfólio de composições, além de obras dos mestres Heraldo do Monte, Maurício Carrilho, Zeca Freitas, Zé Barbeiro, Muari Vieira e Luiz Cavalcante e que conta com a participação de grandes nomes da música Instrumental Brasileira; Nenê Trio, Luciana Rabello, Celsinho Silva, Milton Mori, Roberta Valente, Manito, Paulo Aragão, Vinícius Dorin bem como, Maurício Carrilho e Zé Barbeiro.

Atua como instrumentista na “Orquestra de Frevo Capibaribe” e “Fervo da Vila”; para o grupo do sociólogo, historiador e sambista Tadeu Kaçula, com quem participou do evento - Sambando no Municipal em comemoração do Dia Nacional do samba - 02.12.2019. Evento do qual Walter Pinheiro também compôs o palco principal do Teatro Municipal de São Paulo acompanhando os artistas mais representativos da cena do samba da cidade. Show dirigido por Everson Pessoa (ex-Quinteto Branco e Preto) com Fabiana Cozza, Germano Matias, Petróleo, Demônios da Garoa, Wilson Sucena, Wladimir Rosa, Nãnãnã da Portela, Tobias da Vai Vai e velha da Guarda da Vai- Vai, da Nenê e da Camisa Verde-Branco.

É músico da Freedom Big Band, cuja banda se apresentou no Festival Internacional Jazz a La Calle 2019 - Mercedes - Uruguai e com quem Walter Pinheiro foi solista ao lado de Rex Richardson, Georgina Jackson, Scott Belck e Morris Nortcutt. no Trumpet Jazz Festival - 5ª Edição. Tem se apresentado em casas de jazz como Blue Note SP e Bourbom Street com o guitarrista norte americano Mark Lambert e com a banda de soul music Mr. Skobah.

Além de toda dedicação aplicada aos estudos e realizações artísticas voltadas exclusivamente para a sua música, Walter Pinheiro foi flautista da Banda Jazz Sinfônica de Diadema de 2011 a 2013, cujo grupo participou do 45th Montreux Jazz Festival - Suíça em julho/2011 e se apresentou com Hermeto Paschoal em dezembro de 2011. É integrante do grupo ‘’Saxomania’’. Junto com o grupo Saxomania se apresentou no teatro FECAP e no Bourbon Street acompanhando o trombonista “Raul de Souza”. Na renomada casa de jazz foi realizada a gravação e transmissão ao vivo do cd Sala dos Professores – Eldorado FM, com arranjos de Walter Pinheiro. Prestando homenagem ao trombonista o grupo Saxomania, participou do programa Mosaico pela TV Cultura de São Paulo onde o grupo gravou, para sua própria promoção o programa Sr. Brasil. Participou do Festival de Jazz - Sesc Santana, Jazz na Praça – Sesc Pinheiros, do projeto de inclusão social “Ouvir para Crescer”, realizado pela Associação Teatro Cultura Artística de São Paulo e dividiu o palco do Sesc Pompéia com o trompetista “Márcio Montarroyos” no projeto “Um Sopro de Brasil”.

Como instrumentista acompanhou Claudete Soares, além de tocar com Silvinho Mazzuca, Mozar Terra, Ulisses Rocha, Alessandro Penezzi, Naylor “Proveta” Azevedo, Alexandre Ribeiro, Filó Machado, Laércio de Freitas, Maestro Branco, Edu Ribeiro, Luizinho 7 Cordas, Marcinho Eiras, Fabio Torres, Tomati, David Richards, Naor Gomes, Célio Barros, Pepe Cisneros, Nenê, Alberto Luccas, Moisés Alves, Yaniel Matos, Rogério Botter Maio, Carlos Roberto Oliveira, Vanessa Falabella...

Nos Estados Unidos se apresentou no Berklee Performance Center, Harvard University, Reggatta Bar, Ryles Jazz Club, Choppin’ Block, ao lado de renomados músicos como: Bob Wiener, Alon Yavnai, Oscar Stagnaro (baixista do Paquito D`Rivera, com quem gravara em 2001), Fernando Huergo, Teresa Inês, José e Vinicius Pianasola, Daniel Iam Smith, Dave Maxwel, Fernado Brandão, Sergio Brandão, Felipe Salles, Sula da Silva, João Marcos Gomes Mascarenhas, Leo Blanco, entre outros.

De 2013 a 2015 o “Duo Madeira de Lei”, formado por Chico Macedo e Walter Pinheiro, apresentou uma série de concertos didáticos realizados em várias escolas do SESI dentro do estado de São Paulo contemplados pelo Edital de Chamamento Arte-Educação SESI 2012.

Desenvolveu trabalho didático específico de 2003 à 2014 – “Espaço Musical Eszterháza” – Colégio Santo Américo, onde é Regente/Instrutor do projeto social intitulado“Projeto Sinfônico Eszterháza”,com crianças das creches de Paraisópolis, Jardim Colombo e Vila Morce – Morumbi – S.P., mantido pelas Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo.

Em julho de 1996 apresentou-se juntamente com o coral infantil “Misto Quente” no “International Chorus in Concert” (Alemanha) e na ISME, “International South Music Education” (Holanda).

Receba as ultimas noticias

Entre em contato